O Atlético aproveitou a primeira colocação garantida para testar jogadores que não vinham sendo aproveitados e venceu o Tupynambás por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Estádio Radialista Mário Helêno, em Juiz de Fora, pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.
Apesar da derrota, o Tupynambás, com 11 pontos, ficou na oitava colocação e conseguiu se classificar às quartas de final do Mineiro. Com isso, as equipes voltam a se enfrentar em jogo único no próximo domingo, às 16h, no Mineirão. Nesta fase, a única vantagem do Atlético de ter terminado como líder é jogar em casa diante da torcida. Quem vencer avança às semifinais. Já o empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Eficiência foi o resumo da forma de jogar do Atlético, que soube aproveitar as chances que criou e fez os dois gols da vitória com menos de dez minutos de jogo.
Artilheiro do campeonato, Alerrandro fez o primeiro, de pênalti, aos cinco minutos, e chegou a oito gols na competição. O segundo saiu dos pés de Nathan, que desencantou em um belo chute colocado aos oito minutos e marcou pela primeira vez com a camisa alvinegra.
O gol do Tupynambás saiu dos pés de Leandro Salino, aos 22 minutos da primeira etapa. O volante, no entanto, acabou expulso no fim do primeiro tempo.
Com a vida resolvida para os dois lados, o jogo perdeu em emoção na segunda etapa e o Atlético chegou à nona vitória no Estadual, sendo a oitava de forma consecutiva.
O jogo
O Atlético não criou muitas chances no primeiro tempo, mas foi efetivo e logo aos oito minutos já vencia por 2 a 0.
O primeiro gol saiu aos cinco. Após lançamento de Leandrinho, a bola bateu na mão do zagueiro do Tupynambás, Felipe Gregory. O juiz não hesitou em assinalar o pênalti, convertido por Alerrandro. O artilheiro do Campeonato Mineiro chegou ao seu oitavo gol com uma bela cobrança, cheia de confiança. Ouça o gol na voz do 'Caixa'!
Aos oito minutos, foi a vez do meia Nathan desencantar e marcar seu primeiro gol com a camisa do Atlético. O lance contou novamente com a participação de Alerrandro, que dividiu a bola na grande área. Na sobra, Nathan bateu colocado, sem chances para o goleiro Renan, e marcou um belo gol. Ouça o gol na voz do 'Caixa'!
Querendo um resultado positivo para garantir a classificação às quartas de final do Campeonato Mineiro, o Tupynambás se mandou ao ataque. Aos 21, a equipe diminuiu. Marcel fez belo lançamento para Leandro Salino que, livre de marcação, cabeceou para o gol.
Aos 30 minutos sobrou reclamação para a equipe do Tupynambás, que contestou um possível toque da bola no braço do lateral atleticano Renan Guedes. O juiz, no entanto, mandou o lance seguir.
A equipe da casa esbarrou na falta de criatividade e no nervosismo. Tanto que antes da metade do primeiro tempo, o Tupynambás tinha os dois volantes amarelados. E não deu outra: aos 47 minutos, o autor do gol, Leandro Salino, atingiu Alerrandro e foi expulso após receber o segundo amarelo - o primeiro cartão havia sido aplicado aos 15 minutos, por reclamação.
Com um jogador a mais, o Atlético conduziu o segundo tempo com tranquilidade e o jogo perdeu em emoção.
Destaque para a estreia do atacante Papagaio, emprestado pelo Palmeiras ao Atlético, que ganhou vaga no lugar de Alerrandro. O jogador, no entanto, não teve muitas oportunidades para mostrar seu futebol devido à queda técnica da partida na etapa final.
Com a classificação garantida, mesmo com a derrota, o Tupynambás não ofereceu riscos à vitória alvinegra.
Tupynambás 1 x 2 Atlético
Tupynambás: Renan Rinaldi; Gustavo Crecci, Adriano, Felipe Gregory e Lucas Hipólito (Anderson Santos, aos 36/2°T); Marcel, Léo Salino e Leandro Salino; Geovani (Matheus Pimenta, aos 27/2°T), Núbio Flávio (Igor Soares, aos 43/2°T) e Ademílson Técnico: Paulo Campos
Atlético: Cleiton; Renan Guedes, Martín Rea, Iago Maidana e Hulk; Lucas Cândido e Nathan; Leandrinho, Daniel Penha (Marquinhos, aos 21/2°T) e Bruninho; Alerrandro (Papagaio, no intervalo) Técnico: Levir Culpi
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 20 de março de 2019, quarta-feira, às 21h30
Local: Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Gols: Alerrandro (5'/1º) e Nathan (8'/1º) - Atlético; Leandro Salino (22'/1º) - Tupynambás
Cartões amarelos: Leandro Salino, aos 15/1°T e aos 46/1ºT; Marcel, aos 18/1ºT; Martín Rea, aos 25/1ºT; Geovani, aos 36/1°T; Maidana, aos 13/2°T; Renan Guedes, aos 24/2°T
Cartão vermelho: Leandro Salino, aos 46/1°T
Cartão Amarelo: Leandro Salino e Marcel, Geovani (Tupynambás); Martín Rea, Iago Maidana e Renan Guedes (Atlético)
Cartão Vermelho: Leandro Salino
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes / Filipe Ramos de Santana